As artes marciais são tão antigas, e com origem em diversos países, que saber as histórias de como surgiram é algo mais complicado do que parece. Muitas pessoas associam o termo “artes marciais” com países do oriente, como o Japão e a China, por exemplo.
Mas, até mesmo o termo que usamos para nos referir a essas lutas não vem desses países. Neles, elas são conhecidas como “WuShu”, palavra em chines que significa arte de guerra. Por ser um assunto com tantas especulações, pensamos em trazer um conteúdo diferente para o blog da FIFTY. E, por isso, hoje vamos falar da história das artes marciais.
Ou melhor, vamos mostrar para vocês algumas das especulações que existem sobre a origem dessas artes e algumas outras curiosidades. Então, continue lendo até o final para não perder nenhuma informação.
A história das artes marciais
Como citado anteriormente, saber a exata história das artes marciais é difícil. Muita gente associa a criação delas aos países orientais. No entanto, se levarmos em conta que as artes marciais são lutas de combate, essa tese de que o oriente as inventou cai por terra abaixo.
Isso porque, existem desenhos encontrados, em cavernas e rochas, sobre batalhas desde 10.000 a 6.000 a.C, também existem relatos de combates que ocorreram com uso de ferramentas, como pedaço de pau e pedra de mais de 5 mil anos atrás.
Outro ponto que torna a origem das artes marciais ainda mais confusa é o fato de que o termo “artes marciais” ter sido criado pelos gregos. O nome é uma homenagem ao Deus grego Marte (Ares na mitologia Grega). Na mitologia grega, o Deus Marte é o Deus da Guerra e o responsável por ensinar os humanos a lutar.
Apesar de ninguém saber com certeza a origem, uma das histórias mais conhecidas é a de que o monge indiano Bodhidharma conheceu o budismo e a prática da meditação e percebeu a falta de preparação física dos monges.
Foi aí então que decidiu misturar a técnica da meditação com a força obtida em combate que até o momento só era usada em guerras.
É importante destacar que as artes marciais não servem apenas para combate, lutas ou atacar primeiro. A prioridade é saber se defender e também aprender a canalizar a energia na prática esportiva, buscando harmonia, paz e respeito.
Qual surgiu primeiro
Do mesmo jeito que a história das artes marciais e sua origem é uma incógnita, também é difícil saber exatamente a ordem em que elas foram sendo criadas. No entanto, muitos acreditam que o Kung Fu tenha sido a precursora das lutas marciais.
Acredita-se que o Kung Fu tenha sido criado na China há cerca de 7 mil anos! Outra curiosidade interessante, é de que a luta recebeu esse nome nos continentes do ocidente por uma falha na comunicação.
Quando as pessoas do ocidente perguntavam o nome da luta, os orientais explicavam, mas os ocidentais não entendiam. Até que por fim, os chineses resolveram explicar o termo kung fu, que para eles é usado para falar de pessoas que executam bem uma atividade.
As artes marciais mais praticadas
Com o passar dos tempos, as artes marciais passaram a ganhar cada vez mais espaço e adeptos ao redor do mundo. Agora que você já sabe algumas curiosidades a respeito da história das artes marciais, que tal saber quais são as mais praticadas no Brasil? Confira!
O Jiu Jitsu é, sem dúvidas, o mais praticado no Brasil. Criada no Japão, esse tipo de luta consegue deixar os oponentes de igual para igual, devido suas técnicas. A família Gracie é a responsável por popularizar o Jiu Jitsu no Brasil.
Em seguida temos a luta tailandesa, Muay Thai. Com treinos intensos, a luta exige muita preparação física daqueles que a praticam. É uma das artes marciais mais diretas, visto que conta com golpes de socos, cotoveladas, chutes e joelhadas.
O Judô tem inspiração no Jiu Jitsu, considerado até mesmo uma variação da outra luta. O principal foco dessa luta é ensinar seus praticantes a se defenderem usando nada além de seu próprio corpo e força.
O Boxe também é uma luta muito conhecida e praticada no país. Essa modalidade é mais conhecida pelo combate “homem a homem” e pelos golpes exclusivamente de socos.
Karatê é outra luta em que a única “arma” do praticante é o próprio corpo. Essa modalidade de origem japonesa exige muito do reflexo, coordenação, velocidade e força de quem a pratica. A luta é intensa e muito técnica.
Gostou de saber dessas curiosidades sobre a história das artes marciais e ficou com vontade de começar a praticar alguma luta? Confira as modalidades que a FIFTY oferece e agende uma aula experimental!