Já faz muito tempo que o boxe deixou de ser uma luta exclusiva para o combate mão a mão e passou a ser uma prática esportiva para melhorar a saúde e autoestima de quem a pratica. Hoje em dia é comum encontrar academias que oferecem a modalidade nos seus quadros de aulas.
No entanto, assim como em diversos outros esportes de combate, os praticantes dessa modalidade podem sofrer algumas lesões. Pensando nisso, resolvemos elaborar esse conteúdo sobre as lesões do boxe mais comuns de acontecer.
Aqui, além de saber quais são essas lesões, também contamos como preveni-las. Então, continue lendo o conteúdo até o final para saber como praticar a luta de forma segura e saudável!
O que são lesões do boxe?
Todo esporte pode causar lesões, sejam elas por técnica errada, falta de atenção, combate intenso ou muita repetição levando ao desgaste físico. Como, por exemplo, no futebol. É comum vermos jogadores de futebol se lesionando.
No caso do futebol, às vezes a lesão ocorre por uma entrada errada de um jogador do time rival, por forçar demais o músculo, por alguma colisão sem querer entre jogadores, entre muitas outras situações.
Sendo assim, as lesões do boxe são aquelas que ocorrem durante, ou por causa, da prática dessa modalidade de luta. As lesões do boxe podem acontecer durante os combates, nos ringues, ou até mesmo nos treinos.
Lesões mais comuns
A maioria das lesões do boxe que os atletas relatam são durante os combates. No entanto, existe sim a possibilidade de ocorrer lesão durante os treinamentos, principalmente em casos de atleta amador, aquele que ainda está começando na modalidade e não tem muito conhecimento sobre o assunto e as técnicas corretas.
Dentre as lesões mais comuns no geral estão: fraturas ou lesões no nariz, nas articulações como joelhos e cotovelos, entre outras. Nos tópicos abaixo, separamos as lesões que mais acontecem nos treinamentos e as que mais ocorrem nos combates.
Durante os treinos
A maioria das lesões do boxe que acontecem nos treinamentos são causadas por maus aquecimentos. Com o corpo frio e não alongado, é comum ocorrer lesões musculares e articulares.
É mais difícil ocorrer uma lesão de nível mais grave durante os treinamentos, visto que os golpes não são tão intensos e é usado equipamentos de segurança como capacetes, luvas, entre outros.
Durante o combate
Como já mencionado anteriormente neste conteúdo, a maioria das lesões sofridas por atletas do boxe são ocasionadas durante o combate.
São essas lesões: lacerações no rosto devido golpes contínuos; nas mãos ou punhos, que podem ser causados por técnica errada ou uso de muita força; cortes nos olhos e sobrancelhas e lesão ou até mesmo fratura no nariz.
No boxe também existem lesões de longo prazo. Essas lesões são aquelas que aparecem ao longo da vida, como problemas na vista ou na audição, ou até mesmo problemas na cabeça. Essas lesões são causadas por golpes sofridos ao longo da carreira do atleta.
Como evitar as lesões do boxe
Existem algumas práticas que ajudam a evitar as lesões do boxe. Como, por exemplo, aquecer bem o corpo antes de começar um treino para que as articulações e os músculos do corpo estejam lubrificados.
Prestar atenção nas técnicas corretas para aplicar um golpe também evita lesões, como fratura nas mãos ou punhos. Manter a postura e a guarda alta ajuda a evitar lesões no rosto, mandíbula e costelas.
De modo geral, o atleta precisa seguir as instruções do treinador, aquecer o corpo de forma correta e usar os equipamentos de segurança nos treinos.
Gostou desse conteúdo? Aproveite então para ler mais no blog da FIFTY. E, se você se interessou pelo box, que tal agendar uma aula experimental? Entre em contato!