Que o Jiu Jitsu é uma das artes marciais mais praticadas no Brasil, isso é inegável. Tanto que as técnicas desenvolvidas no país se disseminaram por todo o mundo, tornando o Jiu Jitsu Brasileiro referência no universo das lutas.
Também sabemos que cada vez mais pessoas estão buscando praticar alguma luta, seja por questão de saúde física, mental ou por busca de uma melhor autoestima. Isso, consequentemente, traz à tona algumas modalidades não tão conhecidas, como o Jiu Jitsu NO GI.
Claro, o NO GI não é tão desconhecido assim. No entanto, quando comparado com o Jiu Jitsu Gi, menos pessoas parecem saber do que se trata essa modalidade. Neste conteúdo vamos explicar o que é o Jiu Jitsu NO GI, quais as principais diferenças entre o GI e NO GI e mais.
Então, continue com a leitura até o final para não restar dúvidas!
O que é Jiu Jitsu NO GI?
NO GI significa “sem kimono”, ou seja, o Jiu Jitsu NO GI é a prática da arte marcial sem a vestimenta tradicional que estamos acostumados. Essa modalidade, por muito tempo, foi considerada como um complemento ao Jiu Jitsu Gi. No entanto, conforme o tempo passou, ela deixou de ser complementar e passou a ser uma atividade única.
No Brasil, praticar só o Jiu Jitsu NO GI ainda não é tão comum como em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo. Isso se dá muito pelo fato de que nos EUA, lutas como o wrestling já são muito populares.
Apesar da prática só do NO GI no Brasil ainda não ser muito comum, é possível ver um crescente número de pessoas buscando por essa modalidade. Também já existem muitos jiujiteiros que intercalam os treinos de GI e NO GI.
Diferenças entre Jiu Jitsu e NO GI
A diferença mais visível entre o Jiu Jitsu tradicional e o Jiu Jitsu NO GI é, sem dúvidas, o fato dessa última modalidade ser praticada sem o kimono. Mas, muito além da estética visual que essa diferença causa, ela também impacta na estratégia e na forma como a luta pode ser conduzida.
No Jiu Jitsu tradicional o kimono é bastante usado durante o combate, visto que ele serve como apoio para as pegadas usadas nas técnicas da luta. No NO GI não existe essa possibilidade, o que torna a luta mais dinâmica e rápida.
Por conta da falta do tecido, adeptos do NO GI precisam dominar alguns golpes como guilhotinas, mata leão e chaves de pé. Além de saber muito bem as principais quedas, double leg, single leg e baiana e dominar as pegadas de costas.
Roupas adequadas
Apesar de não ser usado o kimono, a modalidade de Jiu Jitsu NO GI conta com algumas regras de vestimentas. Tanto homens quanto mulheres precisam usar camisa de tecido elástico, que fique “grudada” ao corpo, como as rash guard ou camisas com lycra.
O comprimento deve cobrir a linha da cintura da bermuda, de cor preta, branca ou preta e branca. Também é preciso que 10% da camisa seja na cor referente à graduação (faixa) do atleta.
A parte de baixo muda de homem para mulher. Os homens podem usar bermudas preta, branca, preta com branca e/ou na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence. O comprimento deve ser no mínimo até metade da coxa e no máximo até o joelho.
É proibido usar bermudas que tenham bolsos abertos, cordões, peças metálicas ou de plásticos, botões ou qualquer tipo de fecho, como zíper, por exemplo.
É permitido o uso de calças elásticas, grudadas ao corpo, como as calças legging por debaixo da bermuda, desde que respeitem as cores permitidas.
Para as mulheres, é permitido o uso de short, calça de tecido elástico, calças legging e/ou bermuda nas cores preta, branca, preta com branca e/ou na cor da graduação da atleta. As regras de comprimento, fechos e afins para as vestimentas femininas seguem o mesmo padrão da masculina.
Motivos para praticar Jiu Jitsu NO GI
Como citado anteriormente neste conteúdo, o Jiu Jitsu NO GI por muito tempo foi considerado um complemento do Jiu Jitsu tradicional. Com isso em mente, já é possível perceber que as técnicas do NO GI podem ajudar a aprimorar as técnicas da luta mais tradicional.
Vemos isso principalmente no quesito das pegadas. No Jiu Jitsu tradicional, os lutadores estão habituados a usar o kimono do adversário nas pegadas. No NO GI não existe essa possibilidade. Quando o mesmo atleta treina as duas modalidades, ele amplia as possibilidades de pegadas.
Treinar sem uma roupa específica, como é o kimono, deixa a situação mais perto do real. Sendo assim, o NO GI prepara os atletas para uma situação mais verdadeira, caso aconteça alguma situação de perigo, os lutadores de NO GI estarão mais aptos a se protegerem.
De modo geral, o NO GI ajuda na evolução das técnicas do Jiu Jitsu tradicional, além de preparar os lutadores para o dia a dia.
E aí, gostou de saber dessa modalidade e tem interesse em conhecer na prática? Tá esperando o quê então para agendar sua aula na Fifty Fight? Entre em contato e saiba mais!