As férias escolares de meio do ano estão se aproximando. Com isso, muitas crianças ocupam seu tempo livre passando o dia inteiro na frente das telas, o que preocupa os pais e responsáveis. Visto que ficar sentado na frente de computador, celular ou televisão o dia inteiro não é nada bom para a saúde dos pequenos.
Por isso, muitos responsáveis buscam formas diferentes de manter as crianças entretidas e em movimentos. Com isso, muitos pais estão matriculando os filhos em artes marciais como uma alternativa para atividade de férias.
Neste conteúdo vamos citar algumas lutas marciais que podem ser ótimas alternativas, além de abordar outros pontos importantes. Então, continue com a leitura até o final e saiba como tornar as férias dos pequenos mais ativa e benéfica!
Alternativa para atividade de férias
A prática de exercícios físicos é benéfica e indicada para todas as pessoas, de todos os gêneros e idades. Mas, para as crianças, essa prática pode ser ainda mais benéfica!
As crianças têm muita energia para gastar, e deixá-las passar tempo demais sentadas em frente de telas pode prejudicá-las significativamente no que diz respeito ao desenvolvimento físico e até mesmo social.
Atividades recreativas, aeróbicas e as artes marciais ajudam as crianças em seu desenvolvimento físico e psicomotor. Essas alternativas para atividade de férias também auxiliam as crianças no desenvolvimento social, visto que irão conhecer mais crianças com interesses semelhantes para as lutas.
Além dos pontos já citados aqui, as artes marciais ensinam as crianças, desde muito novas, a terem responsabilidade e respeito pelas pessoas mais velhas. As artes marciais também ensinam as crianças a respeitarem as diferenças e a se tornarem pessoas mais resilientes.
Como as aulas são bem dinâmicas, as crianças aprendem tudo isso de forma divertida. Dessa forma, eles sentem que estão brincando e se sentem mais confortáveis, além de sentirem vontade de voltar nos próximos dias.
Nos tópicos abaixo, separamos algumas das principais modalidades de artes marciais praticadas por crianças. Confira!
Karate
O Karate pode começar a ser praticado a partir dos 4 anos de idade. Nessa idade as crianças começam a ser mais curiosas. Perguntam mais sobre as coisas e fantasiam mais. Também é a fase ideal para que a interação com os comandos inerentes desta arte sejam mais harmônicos.
Essa modalidade dá mais confiança para as crianças e estimula o físico e o mental. Habilidades como força, velocidade, resistência, flexibilidade, equilíbrio e agilidade também são trabalhadas no Karatê.
Jiu Jitsu
O Jiu Jitsu também apresenta muitos benefícios para as crianças que praticam essa arte. Como, por exemplo, melhora a concentração, aumenta a auto-estima, auxilia na disciplina e na saúde física e mental.
A prática desde cedo também ajuda na formação de caráter. Assim, quando a criança chega na adolescência, ela já tem seus princípios morais formados.
O Jiu Jitsu também contribui para o controle muscular, aperfeiçoamento do reflexo, desenvolvimento do raciocínio, fortalecimento da autoconfiança, respeito aos companheiros e senso de disciplina e hierarquia.
Seja o exemplo
As crianças tendem a imitar os adultos que elas admiram, principalmente os pais e responsáveis. Por isso, se você deseja promover uma vida mais ativa e saudável para as crianças, deve começar por você.
Seja o exemplo que gostaria que os pequenos seguissem. Incentive caminhadas em família, use o tempo livre para brincar de futebol, por exemplo. Tudo que faça as crianças se movimentarem e entenderem a importância do trabalho em equipe e disciplina é válido!
Traga seu filho para a Fifty Fight
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios da prática de artes marciais para as crianças e viu que isso pode ser uma ótima atividade de férias, está esperando o que para matricular seu pequeno?
A Fifty Fight conta com aulas totalmente dedicadas aos KIDS. Você pode conferir nossas modalidades e nossa grade horária para saber mais. E, se preferir, por entrar em contato com nosso dream team e saber mais informações!