Aproveitando o clima dos Jogos Olímpicos que estamos vivendo decorrente da atual edição, que começou no dia 26 de julho de 2024 em Paris, resolvemos elaborar este conteúdo contando um pouco da história do boxe e algumas curiosidades.
Afinal, o boxe é uma das modalidades olímpicas mais antigas e populares que existe. O esporte é praticado em todo o mundo e conta com nomes de peso, como um dos maiores boxeadores da história da luta, o Muhammad Ali.
Então, se você quer saber mais dessa luta dividida em rounds e onde apenas as mãos podem ser usadas, continue lendo este conteúdo até o final! Assim, você fica por dentro dessa modalidade olímpica e poderá dar pitacos com precisão enquanto assiste aos jogos!
História do boxe
Como mencionado na introdução, o boxe é composto por rounds de três minutos cada, que podem chegar em um total de 12 rounds em lutas profissionais. E, os boxeadores só podem usar as mãos, tanto para golpear quanto para se defender.
Vence a luta quem conseguir nocautear o adversário. Para isso, o boxeador precisa derrubar o adversário, que tem 10 segundos para voltar ao combate.
Mas, a história do boxe é muito antiga, e por isso, conta com muitos altos e baixos. Para se ter ideia, existem registros de 3.000 a.C., no Egito, que mostram que o boxe já existia. No entanto, nessa época não era visto como um esporte, isso foi acontecer só no século 7 a.C. na Grécia Antiga.
Durante o Império Romano o boxe passou por algumas mudanças não muito bem vistas e nem bem vindas, visto que a luta era praticada por gladiadores que enchiam suas luvas com ferro. As lutas só terminavam quando um dos gladiadores morria.
Após isso, o boxe “desapareceu” por um tempo, e só ressurgiu na Inglaterra do século 17. Foi só a partir de 1880 que competições organizadas e com dividida em categorias começaram a surgir.
Hoje em dia, o boxe é praticado como esporte por pessoas de todas as idades e gêneros. Além disso, possuem regras padronizadas que devem ser seguidas à risca por todos os boxeadores.
Além do nocaute, outras situações podem levar uma luta de boxe ao término. Como, por exemplo, um boxeador sair por vontade própria ou se o seu treinador jogar a toalha no ringue, o boxeador não regressar à luta depois do tempo de descanso que há entre os rounds ou se o boxeador cair do ringue depois de um golpe, ele tem 10 segundos para voltar sem ajuda.
O que é considerado falta no boxe
Existem alguns golpes que são considerados como falta no boxe. Sendo eles: golpes abaixo da cintura, golpes nos rins, soco na nuca, chutes, cabeçadas, mordida, empurrões ao adversário contra as cordas do ringue.
Também é importante destacar que se um boxeador der uma cabeçada em seu adversário e essa ação resultar em lesão ou corte, o boxeador será desclassificado da luta. O mesmo vale para o boxeador que atingir seu adversário enquanto este está caído no chão.
História do boxe nas Olimpíadas
A história do boxe nas Olimpíadas teve início nos Jogos Olímpicos de Saint Louis, Estados Unidos, em 1904. Foi a partir daí que algumas importantes mudanças foram implementadas nas competições do esporte.
Como a obrigatoriedade do uso de capacete, imposta a partir dos Jogos de Los Angeles em 1984, o sistema eletrônico de pontuação, em Barcelona no ano de 1992 e a uniformidade da pontuação das lutas, em Pequim em 2008.
E foi só durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, que o boxe feminino passou a participar dos jogos. Na edição, a modalidade contava com três categorias, sendo elas Mosca, até 51kg; Leve, até 60kg; e Meio-pesado, até 75kg.
Para a edição de Paris, 248 atletas disputam seu lugar no pódio, sendo 124 homens e 124 mulheres, divididos em 3 categorias, sendo 7 masculinas e 6 femininas.
Outra informação interessante sobre a história do boxe olímpico é que somente a partir de 2016 foi liberado que boxeadores profissionais participassem dos jogos. Outra diferença é que a luta é composta por apenas 3 rounds de 3 minutos cada.
Viva a história do boxe na Fifty Fight
Gostou de saber mais sobre a história do boxe? Que tal começar a praticar a modalidade? A Fifty Fight conta com ótimos professores dispostos a compartilharem seus conhecimentos dessa luta! Entre em contato com nosso dream team e agende sua aula experimental!