Já falamos sobre o treino NO GI jiu jitsu aqui no blog da Fifty Fight, naquele conteúdo explicamos a diferença deste tipo para o jiu jitsu tradicional. Nele também explicamos algumas regras do jiu jitsu sem kimono.
Mas, o que algumas pessoas podem ainda não saber, é que o NO GI oferece uma série de benefícios para quem o pratica. Esses benefícios ajudam tanto nos treinos de jiu jitsu quanto em alguns aspectos do dia a dia de seus praticantes.
Além disso, essa modalidade é uma ótima alternativa de prática de exercício físico em períodos de temperaturas mais altas. Para saber mais sobre como o NO GI é benéfico, continue com a leitura deste conteúdo até o final!
O impacto no treino NO GI jiu jitsu no treino com kimono
Apesar de atualmente o treino NO GI não ser mais considerado apenas um complemento do jiu jitsu tradicional, essa modalidade pode sim ajudar a complementar e aprimorar técnicas da luta com kimono.
Por isso, mesmo que os jiujiteiros não queiram se aperfeiçoar ou competir na modalidade sem kimono, praticar essa modalidade é muito recomendado. Abaixo, separamos alguns benefícios que o treino NO GI oferece para o jiu jitsu. Confira!
Aumento de velocidade
No jiu jitsu a velocidade é fundamental para criar vantagem contra o oponente. O treino NO GI auxilia no desenvolvimento dessa velocidade. Isso porque, como nesta modalidade não existem pegadas em pano, o oponente fica imobilizado por um curto período de tempo.
Com isso, neste treino existe muito giro, o que exige muita agilidade e velocidade do praticante. Dessa forma, essa habilidade pode ser usada tanto no NO GI quanto no jiu jitsu com kimono.
Técnicas mais avançadas
O NO GI é extremamente veloz. É impossível ter tempo para ficar em uma posição de forma precisa. Por conta da alta velocidade, os jiujiteiros trocam constantemente de posições.
Com isso, é fundamental que o lutador aprenda mais sobre todas as posições do Jiu Jitsu. Isso fará com que o praticante fique mais técnico, o que, consequentemente, o torna um lutador mais completo.
Confiança nas pegadas
Depois de praticar o jiu jitsu sem kimono, quando o atleta volta a treinar na modalidade mais tradicional, ele se sente mais confiante ao fazer as pegadas.
Isso ocorre porque no NO GI as pegadas não existem. Então, o esforço para se manter em pé e conseguir derrubar o adversário é muito maior. Ao se aprimorar nessa técnica, quando volta a fazer com o kimono, tudo parece mais “fácil” e viável, o que aumenta a confiança.
Preparação para outras modalidades
O treino NO GI também é uma excelente forma de iniciar em outras lutas que exigem que os praticantes fiquem mais em pé. Muitos atletas que começam a treinar o jiu jitsu sem kimono passam a se interessar pelo MMA, por exemplo.
Por exigir um bom condicionamento físico, agilidade e técnicas de artes marciais, o NO GI pode servir como uma ótima preparação para o MMA.
Benefícios do treino NO GI jiu jitsu no dia a dia
Os benefícios do treino NO GI jiu jitsu vão além do tatame. Muitas pessoas começam a praticar lutas como forma de aprimorar a defesa pessoal, dentre outros motivos. O NO GI, por não precisar de uma vestimenta específica é ainda mais recomendado para defesa.
Veja abaixo alguns dos benefícios que podem ser usufruídos dentro e fora do tatame.
Condicionamento físico
Como mencionado anteriormente, neste mesmo conteúdo, o NO GI é muito mais veloz que o jiu jitsu com kimono. Por ser uma luta menos travada, já que os participantes não têm onde segurar, como no caso do kimono, ela também é considerada mais escorregadia.
Para aguentar uma luta inteira e conseguir executar os movimentos e golpes, é preciso ter um condicionamento físico elevado. Este tipo de treino ajuda a aprimorar o condicionamento.
Defesa pessoal
Existem diversos motivos que levam alguém a começar a praticar alguma luta. Seja por qualidade de vida, estética ou por buscas praticar algum exercício físico além da musculação.
Seja qual for, é inegável que a defesa pessoal é um dos motivos que mais levam pessoas para o tatame. Saber se defender em situações de risco é essencial. No entanto, quando essas situações ocorrerem, o seu “oponente” não estará usando um kimono.
Sendo assim, o NO GI se aproxima mais de situações reais. E estando acostumado a lutar sem depender de uma vestimenta especial, torna a defesa pessoal mais eficiente.
Ótima atividade para dias quentes
Treinar em temperaturas mais altas já requer muito do atleta. Fazer isso usando uma roupa grossa e quente como o kimono então nem se fala! Por isso, o treino NO GI jiu jitsu é ainda mais atrativo.
O NO GI é uma ótima maneira de se manter ativo no jiu jitsu durante o verão. Para os treinos, é possível usar bermuda e regata. Assim, o incômodo do calor já é evitado.
Pratique treino NO GI jiu jitsu na Fifty Fight
A Fifty Fight oferece aulas de diversas modalidades de lutas, inclusive do NO GI! Todas as terças, quintas, sextas-feira e sábados, os fighters podem desfrutar dos ensinamentos e benefícios do jiu jitsu sem kimono!
Entre em contato com nosso dream team e agende sua aula experimental!