Em 2002 a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que a partir daquele ano, em todo dia 6 de abril, seria celebrado o Dia Mundial da Atividade Física. A data foi instituída com o principal objetivo de proporcionar a conscientização da população mundial sobre a importância do exercício físico para a saúde e bem estar.
A inatividade excessiva, que leva ao sedentarismo, é um problema muito sério e que, infelizmente, ainda é muito comum no Brasil e no mundo. Segundo o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), o sedentarismo só não mata mais que a hipertensão.
Para aproveitar o mês em que a prática de exercícios é celebrada, elaboramos esse artigo com os benefícios que ela oferece para a saúde e o impacto que a ausência dessa prática pode causar.
Então, continue lendo este conteúdo até o final para saber como melhorar sua saúde e qualidade de vida!
Benefícios da atividade física para a saúde
Segundo a OMS, praticar 30 minutos de atividades físicas diariamente já é uma ótima maneira de melhorar a saúde. A Organização também afirma que manter uma rotina constante de exercícios moderados já faz com que as pessoas comecem a sentir os benefícios dos exercícios.
Além do aumento da autoestima, da tonificação dos músculos, de melhorar os reflexos, entre outras vantagens já conhecidas, a prática de exercícios físicos tem muito mais a oferecer.
Nos tópicos abaixo falamos mais sobre os principais benefícios para a saúde. Confira!
Risco reduzido de doenças cardiovasculares
Um dos maiores fatores que contribuem para doenças cardiovasculares é o sedentarismo. Isso porque, quando atividades físicas não são praticadas, a gordura fica acumulada nas paredes dos vasos sanguíneos.
Isso, por sua vez, dificulta a passagem do sangue para outros órgãos do corpo. O que pode resultar em um infarto, caso o sangue não chegue ao coração, ou a um acidente vascular cerebral (AVC).
Nesses casos, os exercícios aeróbicos como corrida, ciclismo, caminhada, natação, entre outros, são excelentes formas de prevenir doenças do coração.
Aumento de imunidade
A prática de exercícios físicos não fortalece apenas os músculos, mas também o sistema imunológico das pessoas.
E, de acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), pessoas que praticam atividades, quando ficam doentes, sofrem menos com os sintomas. Isso é válido até mesmo para a covid-19.
Segundo uma pesquisa feita pela USP, em média, as pessoas mais ativas correm entre 30% e 40% menos risco de hospitalização em comparação com pessoas sedentárias.
Aumento da sensação de bem-estar
A atividade física é essencial para a saúde mental. Os movimentos realizados durante um exercício físico auxiliam na liberação da neurotrofina (BDNF), uma importante proteína que atua na manutenção e sobrevivência dos neurônios.
Os neurotransmissores também têm suas quantidades elevadas, como por exemplo a serotonina, que impacta diretamente o humor, apetite e sono.
Também já é de conhecimento geral o efeito positivo que os exercícios físicos causam na memória, atenção e concentração. Além disso, a prática é uma forte aliada ao combate da ansiedade.
Impacto na saúde pública devido a falta de atividade física
Programas e iniciativas voltados para a conscientização da importância da atividade física para a melhoria na saúde já conseguiram reduzir em 310 milhões de dólares por ano o custo do setor de saúde pública.
Com isso, o país tem menos gastos com consultas, exames e até mesmo cirurgias em decorrência do sedentarismo. Programas como Agita São Paulo, Agita Brasil e Agita Mundo são os responsáveis por diminuir o número de sedentários.
Pratique atividade física na Fifty Fight
Agora que já ficou claro a importância da atividade física para a saúde física e mental, que tal agendar sua aula experimental na Fifty Fight? Contamos com diversas modalidades e com professores qualificados para proporcionar o melhor ambiente e exercícios para você!
Entre em contato com nosso dream team, agende sua aula e venha ser um FIGHTER que luta pela melhor qualidade de vida!