Se os nomes Muhammad Ali, Mike Tyson e Floyd Mayweather soam familiar para você, ou se você já se pegou assistindo alguma luta de UFC, com certeza boxe e kickboxing não são nenhuma novidade para você.
No entanto, apesar de ambas serem lutas de combate que envolvem muita movimentação do corpo, essas modalidades são bem diferentes. Cada uma delas conta com um regulamentação e técnica distintas da outra.
Não saber essas diferenças pode causar confusão no momento que um entusiasta das artes marciais for se matricular pela primeira vez em alguma luta. Por isso, elaboramos esse conteúdo para acabar com todas as dúvidas!
Então, se você se interessa pelas lutas de combate e quer iniciar em uma dessas duas modalidades, continue lendo até o final para saber com qual você se identifica mais!
Diferenças entre boxe e kickboxing
Ainda existem pessoas que, de forma errônea, colocam todas as lutas marciais e lutas de combate no mesmo “saco”, acreditando que é tudo um pouco mais do mesmo. Mas, não é bem assim! Todas essas modalidades possuem suas peculiaridades.
As maiores diferenças entre o boxe e o kickboxing estão nos golpes e movimentos permitidos em uma luta. Por exemplo, no boxe, o lutador só pode usar seus punhos para realizar os socos no adversário.
Para se defender, o boxeador usa movimentos de esquiva, bloqueio e deslocamento. O esporte é muito focado em rapidez, precisão e potência dos socos.
Já no kickboxing é permitido usar mãos, pés, canelas, cotovelos, joelhos e golpes que derrubam o oponente no chão. Essa modalidade junta técnicas de karatê e muay thai, por isso envolve golpes de chutes e socos.
Existe mais de uma categoria de kickboxing, sendo elas: kickboxing americano de full contact, semi contact. Kickboxing internacional sendo o free style ou low kick. E, também o kickboxing japonês que derivou os estilos shoot boxing e kickboxing holandês.
Vantagens do boxe
Ao praticar boxe, o atleta percebe um aumento na resistência física, autoestima e autoconfiança. Além, é claro, de fortalecer toda a parte superior do corpo e os músculos. Com o boxe também é possível melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e se tornar mais ágil.
Com todos os benefícios físicos que a luta proporciona, o praticante de boxe passa a ter um estilo de vida mais saudável, com a mente mais leve e percebe até melhoras no humor!
Vantagens do kickboxing
Uma das maiores vantagens do kickboxing é que ele movimenta o corpo inteiro. Desde as pernas, até o tronco e os braços. Desse modo, todo seu corpo é fortalecido de forma igual.
Outro ponto que faz com que o kickboxing seja muito atrativo para quem busca as artes marciais, é o fato de tornar o praticante muito mais ágil na defesa pessoal. Como no kickboxing há uma grande variedade de golpes, a resposta da defesa precisa ser muito rápida. Com a prática, isso se torna natural.
Lute boxe e kickboxing na Fifty
O boxe e kickboxing são lutas de combate que requerem muita disciplina de seus praticantes. Ambas oferecem diversos benefícios para quem as pratica. Por isso, escolher entre uma delas vai depender inteiramente da opinião pessoal de cada pessoa.
Se mesmo depois de ler este conteúdo você ainda tem dúvidas de qual escolher, saiba que na FIFTY FIGHT tem as duas modalidades! E, o melhor: você pode agendar aula experimental! Assim, fica mais fácil saber com qual você se identifica mais.
Entre em contato, agende sua aula e venha ser um FIGHTER!