Muito mais que uma luta, a capoeira é uma forma de manifestar a cultura afro-brasileira. Envolvendo elementos de dança, música e luta, a capoeira se espalhou por todo o mundo e venceu as barreiras do preconceito.
E, com o passar dos anos, foram desenvolvidos diferentes tipos de capoeira. Cada um desses tipos têm suas próprias características e origem. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Para saber mais sobre a capoeira no geral, confira este post no blog da Fifty.
Então, se quiser conhecer mais sobre os tipos, os golpes e a musicalidade da capoeira, continue lendo esse conteúdo até o final!
Os três tipos de capoeira
Existem diferentes tipos de capoeira. No entanto, três se destacam mais, tornando-se assim, os principais tipos. Sendo eles a capoeira Angola, Regional e Contemporânea.
A capoeira Angola é o tipo que mais se aproxima da originalidade da modalidade. Esse tipo ainda tem muito enraizado a herança africana e atua na preservação desses elementos tradicionais do continente africano.
Os movimentos da capoeira Angola são mais lentos e cadenciados. Além de serem executados mais próximos do chão.
A capoeira Regional teve origem em 1918, na Bahia. Foi esse tipo que tornou a capoeira mais popular e ajudou no movimento contra o preconceito e a proibição da prática. A capoeira Regional levou a luta para ambientes diversos, como as academias, por exemplo.
Nesse tipo, os movimentos são mais acrobáticos e realizados em pé. A capoeira regional também conta com algumas regras específicas para esse tipo.
Por último, temos a capoeira do tipo Contemporânea, criada na década de 1970, esse tipo mistura a capoeira Angola e Regional em uma coisa só, juntando os movimentos de ambos os tipos. Além dessa junção, ainda acontece o acréscimo de mais golpes.
A capoeira Contemporânea busca ser mais rápida e ter golpes e movimentos mais energéticos.
Principais golpes da capoeira
Apesar dos diferentes tipos de capoeira, existem golpes que estão presentes em todas as variações da luta. Conhecido como “os principais” golpes, eles são executados desde a criação da modalidade até os dias atuais. Confira quais são esses golpes.
- Armada: é o nome dado para o chute executado com a parte externa do pé. Junto com o chute, o corpo deve dar um giro de 360 graus por trás;
- Estrela: estrela é o nome popular para o movimento “Aú”, que é usado para esquivar de golpes rasteiros;
- Meia-lua: movimento de chute com a canela;
- Benção: chute de frente, em que o oponente é atingido com a sola do pé;
- Cabeçada: o capoeirista atinge o oponente usando a cabeça;
- Ginga: é o movimento que parece que os capoeiristas estão dançando, colocando a mão em frente ao corpo e a perna contrária da mão para trás;
- Negativa: movimento de proteção. O capoeirista estica uma perna para trás do corpo, enquanto flexiona a que está na frente do corpo, ficando o mais perto possível do chão;
- Rabo de arraia: cambalhota “no ar” seguida de “chute” com os calcanhares;
- Rasteira: como o próprio nome diz, o capoeirista tenta dar uma rasteira no adversário;
- Tesoura: consiste em “prender” o oponente com as pernas e movimentá-lo até conseguir derrubá-lo;
- Vôo de morcego: salto seguido de golpe com os dois pés.
Musicalidade na capoeira
A música tem grande importância para a capoeira. É ela que dita o ritmo que a luta irá seguir. A capoeira não existe sem a música. Além das músicas, que são formadas pelos instrumentos, a capoeira ainda conta com as ladainhas.
Essas ladainhas são cânticos entoadas pelo mestre, ou por quem está encarregado do berimbau principal. As letras dessas músicas e ladainhas fazem bastante referências à escravidão e sofrimento vivido pelos negros.
Os instrumentos
O Berimbau é o instrumento principal da capoeira. No entanto, ele não é o único usado. Confira neste tópico outros instrumentos muito utilizados nas rodas de capoeira.
O Caxixi, um pequeno cesto de vime com sementes ou conchas, é usado como chocalho. Normalmente, é tocado pela mesma pessoa que está tocando o berimbau.
Formado por um arco, alça e dois cones metálicos de tamanhos diferentes, o Agogô é outro instrumento usado na capoeira. O Atabaque é outro instrumento muito conhecido, consiste de um tambor cilíndrico baixo de origem africana.
O Pandeiro também faz parte dos instrumentos usados, ele acompanha o Caxixi. Feito com um cano de metal, o Reco-reco é outro instrumento da capoeira.
Pratique capoeira na Fifty
Agora que você já sabe quais são os tipos de capoeira, seus golpes e os instrumentos, que tal agendar uma aula experimental na Fifty Fight? É isso mesmo, a Fifty oferece aulas de capoeira! Entre em contato e saiba mais informações sobre dias e horários!