Parece que a cada ano que passa, mais corrida fica a vida. São tantas responsabilidades, prazos e tarefas a serem feitas em um único dia, e para dar conta de tudo isso, as pessoas estão cada vez mais negligenciado as coisas prazerosas da vida e até mesmo o bem estar.
Toda essa correria resulta em altos níveis de estresse, que por sua vez afeta a saúde, tanto física quanto mental. Existem diversas formas de combater esse mal. Hoje, neste conteúdo, vamos mostrar como as lutas marciais atuam contra o estresse.
Se antigamente as artes marciais eram vistas apenas como atos violentos e promoviam brigas, essa ideia totalmente equivocada está sendo cada vez mais deixada para trás. Hoje, muito se discute sobre os diversos benefícios que elas proporcionam.
Muito além de um corpo esbelto e força, as lutas fazem muita diferença para a saúde de quem as pratica. Existe uma grande melhoria na qualidade de vida de pessoas que praticam esportes.
No decorrer deste texto você irá conferir os benefícios e como as lutas agem contra o estresse. Então, continue com a leitura até o final!
Como lutar contra o estresse
Quando alguém está com alto nível de estresse, é comum que essa pessoa tenha respostas involuntárias e precipitadas a alguns estímulos. O estresse embaça a visão e a mente das pessoas, fazendo com que elas possam ter atitudes que não teriam se estivessem calmas.
O único jeito de lutar contra o estresse é através do controle da mente. Essa prática exige muita dedicação e paciência e pode não ser tão simples. No entanto, dedicação e paciência são fundamentos essenciais das lutas marciais.
As lutas, ou artes marciais, são conhecidas por trabalhar intensamente a mente, o espírito e o corpo de quem a pratica. Tudo isso é feito de forma que o equilíbrio seja atingido, assim então aliviando as tensões e repondo as energias perdidas ao longo do dia.
Com a prática dessas lutas, a pessoa aprende a tomar decisões rápidas, mas racionais, em situações de stress, a manter a calma sob pressão e a desenvolver comportamentos não-verbais que transmitam confiança.
A prática das artes marciais também ajuda na liberação da serotonina. Hormônio esse que ajuda a aliviar a sensação de irritação e de estresse.
Os benefícios das artes marciais
Como citado anteriormente, os benefícios das lutas marciais vão muito além da aparência física. Além de ensinamentos como disciplina e respeito, elas proporcionam benefícios para a saúde mental e física de seus adeptos.
As lutas marciais têm grande impacto na autoestima. Por ser uma forma de manter o corpo e a mente em constante atividade, quem pratica essas artes passam a se entender melhor, a se conhecer mais profundamente. Com isso, a autoestima melhora significativamente.
Não é segredo para ninguém que artes marciais ajudam a desenvolver mais disciplina e concentração. Muitas dessas lutas requerem a repetição de movimentos para que eles sejam executados da forma correta. Além de exigir muito respeito entre os participantes, sejam eles mestres ou iniciantes na modalidade.
O autocontrole e o foco também estão relacionados a essas lutas. Assim como é necessário concentração para executar os movimentos, o foco e o autocontrole são essenciais para a evolução do atleta. Afinal, para evoluir é preciso ter exatidão e paciência.
Quanto mais a pessoa treinar, melhor seus movimentos ficam. Essa evolução constante traz um enorme benefício para a autoestima e autoconfiança. Nada melhor para a autoestima do que ver todo o esforço e dedicação valeram a pena com resultados positivos!
E, assim como outras atividades físicas, quando as artes marciais são praticadas, existe a liberação de endorfina. Esse hormônio ajuda a combater a ansiedade e depressão, liberando a sensação de prazer e felicidade.
Escolha a luta certa para você
O primeiro passo é escolher a arte marcial que melhor se encaixa na sua realidade e no seu objetivo. São vários os estilos de lutas marciais que existem, desde as mais tradicionais até as mais modernas. Falaremos mais sobre os tipos de lutas no tópico a seguir.
O importante é lembrar que você está nessa busca para melhorar sua vida, por isso, não se sinta pressionado a fazer algo que não parece certo para você. Faça aulas experimentais até encontrar a luta que você se identifica mais.
Os tipos de artes marciais
Basicamente, as artes marciais podem ser separadas em dois grupos de estilo. Sendo eles: hard style e soft style.
No hard style os pontos mais trabalhados são golpes e bloqueios em diferentes combinações, velocidade, precisão, poder e resistência. Além de contar com o auxílio de objetos, como por exemplo, saco de pancada. Dentro do hard style estão lutas como Karatê, Kung Fu, Taekwondo e Boxe.
Já no soft style o foco está em agarramentos, quedas e lançamentos. A maioria dos treinos são feitos com parceiros de lutas e algumas lutas desse estilo focam em receber ataques, enquanto outras são mais parecidas com wrestling. Aqui encontramos lutas como Judô, Jiu Jitsu, Tai Chi, Aikido e o próprio Wrestling.
Dê o primeiro passo contra o estresse
Agora que você já sabe os benefícios que as artes marciais oferecem, e como elas podem ser ótimas aliadas no combate contra o estresse, que tal dar o primeiro passo para melhorar sua qualidade de vida?
A Fifty Fight conta com diversas modalidades de lutas marciais, para todas as idades e gêneros. Entre em contato, agende uma aula experimental e comece a lutar contra o estresse!