O MMA, sigla para Mixed Martial Arts em inglês, que em português é conhecido como Artes Marciais Mistas, é um dos esportes que mais crescem atualmente. Tanto em questão de atletas, quanto de entusiastas que assistem às lutas. Esse esporte é rico em histórias e cultura. Por isso, hoje vamos falar das curiosidades do MMA.
Aqui, contamos alguns fatos interessantes que vão desde a origem da modalidade, passando por alguns momentos que marcaram esse tipo de luta e ainda mostramos que ele vai muito além dos golpes violentos.
Então, para ficar por dentro de tudo que envolve as lutas marciais mistas, continue com a leitura deste conteúdo até o final!
Curiosidades do MMA: origem, regras, brasileiros influentes
Primeiro de tudo, é interessante saber que a modalidade que conhecemos hoje é considerada o MMA moderno. O esporte neste estilo surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos da América, quando o UFC (Ultimate Fighting Championship) foi fundado.
Mas então, vamos para mais curiosidades do MMA. E que tal começar pela origem? As lutas marciais mistas são conhecidas em todo o mundo, mas ela surgiu no Brasil com o termo “vale-tudo” sendo usado para descrever lutas sem regras.
Um dos principais intuitos do MMA era descobrir qual arte marcial era “melhor” que a outra. Por isso, lutadores de lutas marciais diversas competiam entre si.
Foi também no MMA que surgiu o NO-GI. Fazer com que os lutadores de jiu jitsu não usassem kimono durante uma luta de MMA a tornava mais equilibrada. Até 1997 os lutadores não eram separados por peso. Isso também tornava as lutas desiguais. Foi então que o UFC criou as categorias por peso.
É impossível falar de MMA e não falar de UFC, afinal essa é a maior e mais importante organização desta modalidade de lutas. E, o primeiro campeão da história do UFC foi o brasileiro Royce Gracie!
O tão famoso octógono do UFC foi criado com o objetivo de confinar os lutadores em um espaço limitado e tornar a luta mais emocionante.
Os lutadores de MMA que têm contrato com o UFC passam por uma política anti drogas extremamente rigorosa. Testes são feitos sempre antes de uma luta e também podem ser feitos de surpresa mesmo quando os atletas não estão competindo.
Se algum lutador testar positivo para drogas, ele pode ser suspenso ou desqualificado.
Curiosidades do MMA: momentos marcantes
Assim como ter como o primeiro campeão de MMA da principal liga da modalidade um brasileiro, o esporte é marcado por outros momentos marcantes.
Como por exemplo, os finais de lutas do UFC 216 e as habilidades incríveis de atletas como Tony Ferguson e Demetrious Johnson. A revanche entre Chuck Liddell e Tito Ortiz no UFC 66 também é algo que ficará para sempre na memória dos fãs do esporte.
Sempre que um novo nome promissor aparece também se torna um momento memorável. Foi assim com a estreia de Bruce Buffer no UFC 8 e também com a estreia do MMA feminino no UFC.
Curiosidades do MMA: MMA executivo
Outra curiosidade do MMA muito bacana de compartilhar é o MMA executivo. Já ouviu falar desse termo? Ele é usado para descrever a modalidade de luta focada em preparação e condicionamento físico, fortalecendo a resistência.
Essa modalidade do MMA também serve para aperfeiçoar as técnicas de diversas artes marciais. Ou seja, ela não é focada na competitividade e na força bruta. Sendo uma versão mais segura e indicada para todas as pessoas.
MMA na Fifty Fight
As curiosidades do MMA mostram como esse esporte tem história para contar, além de mostrar sua evolução com o passar do tempo.
E se você se interessou pelo esporte, saiba que agora ele faz parte da nossa grade! Inclusive, oferecemos o MMA executivo. Assim, qualquer pessoa pode praticar a luta e treinar com atletas PRO!
Entre em contato e saiba mais.