Você sabia que Jiu Jitsu significa “arte suave”? Essa modalidade conta com muitos movimentos suaves e, ao mesmo tempo, alta complexidade de golpes e meios de defesa. Só com essa descrição já entendemos que essa arte marcial é muito mais profunda do que parece.
Além de ser uma modalidade sem discriminação de idade, raça, gênero e tamanho, as lições do Jiu Jitsu podem ser aplicadas em diversos aspectos da vida, dentro e fora do tatame.
Essas lições ajudam aqueles que as praticam a levar a vida com mais clareza e saber lidar melhor com situações desagradáveis. Com isso em mente, preparamos esse conteúdo para mostrar como o Jiu Jitsu pode ajudar na vida profissional.
Então, se você tem uma rotina agitada e quer aprender como melhorar a qualidade de vida, leia este post até o final. E, se ainda não pratica nenhum exercício físico, aproveite para conhecer a Fifty Fight e as modalidades que oferecemos!
As lições do Jiu Jitsu aplicadas no trabalho
O ambiente corporativo, algumas vezes, pode ser mais duro e difícil de enfrentar que o seu adversário no tatame. Isso porque, a vida profissional é cercada de desafios e responsabilidades que demandam muita atenção e dedicação, assim como no Jiu Jitsu.
No entanto, no ambiente profissional, precisamos levar em consideração diversos fatores como a hierarquia da empresa, o interesse de todos os envolvidos em um projeto, o objetivo final de todos e como cada pequena ação pode impactar no resultado.
Muito além de força física, o Jiu Jitsu exercita a mente. Assim, quem pratica o esporte aprende a respirar e pensar com calma para identificar a melhor ação a ser tomada. Outro ponto que ajuda muito na vida profissional, é o aumento da confiança em si mesmo.
A arte suave ensina muito sobre se enxergar no mesmo patamar que o outro e a respeitar o próximo. Essas lições são extremamente importantes para a vida profissional. Ao conseguir entender de fato a ideologia do Jiu Jitsu e passar a aplicá-las no dia a dia, o atleta verá, de forma bem rápida, os resultados positivos.
Falaremos mais sobre as lições do Jiu Jitsu nos tópicos abaixo, continue acompanhando a leitura!
Ensinamentos do Jiu Jitsu para usar na vida
Como citado no tópico anterior, quando a pessoa consegue entender toda a profundidade que o Jiu Jitsu possui, consegue de fato enxergar seus ideais e começa a praticar seus ensinamentos, a qualidade de vida dessa pessoa ficará muito melhor.
Nos tópicos abaixo, falamos um pouco mais, e de forma mais detalhada, algumas das lições de Jiu Jitsu que podem, ou melhor, devem ser usadas no dia a dia. Confira.
Lidar com a pressão
O Jiu Jitsu pode colocar as pessoas o praticam em algumas situações um tanto inusitadas e que, aparentemente, são impossíveis de sair. Por exemplo, em uma luta, uma pessoa muito maior pode enfrentar uma pessoa muito menor. A lógica seria a pessoa maior ganhar, mas no Jiu Jitsu pode acontecer o contrário.
Isso porque nessa modalidade o raciocínio tem tanta importância quanto a força. Então, uma pessoa que pratica o esporte consegue aprimorar a forma como pensa em situações difíceis.
Outra coisa que o Jiu Jitsu ensina é ter paciência, respirar fundo, olhar o que está acontecendo com calma e no todo para então tomar uma decisão. Isso, quando aplicado no ambiente corporativo, traz muitos resultados positivos, já que as tomadas de decisão são feitas com mais tempo e com o pensamento em ordem.
Saber ver todos os lados
Com o Jiu Jitsu é possível aprender que tudo tem mais de um lado e que nem sempre “desistir” é perder.
No ambiente profissional, por exemplo, pode haver algum momento em que você precisa admitir que não está preparado para algo. Ou que algum projeto não tem condições de ir para frente.
Muitas pessoas podem entender essas situações como “desistência”. Mas, na visão do Jiu Jitsu, significa que você aprendeu a olhar o todo e entender o momento certo. Também é possível adquirir muito aprendizado dessas situações.
Lidar com dificuldade e diversidade
Como falado lá na introdução deste conteúdo, o Jiu Jitsu não discrimina ninguém. Sendo assim, o tatame se torna um dos lugares mais democráticos que existem. Independentemente do seu grau de experiência com o esporte, você terá de lutar com pessoas de todos os níveis. Assim, você aprende a respeitar o limite de todos e entende que a aparência não define ninguém.
Esses, com certeza, são ensinamentos que devem ser levados para o resto da vida e aplicados em toda e qualquer situação.
Aprendizado contínuo
O mundo está em constante evolução. A cada momento que passa, novidades aparecem e as pessoas precisam se manter atualizadas o tempo todo.
O mesmo acontece com o Jiu Jitsu. Para continuar evoluindo no esporte, aquele que o pratica precisa continuar estudando e treinando. Isso também é válido para o mundo corporativo.
Afinal, aquele que não se atualiza, pode correr o risco de se tornar obsoleto. E ninguém quer isso, não é mesmo? Aprender deve ser algo contínuo.
O esforço faz a diferença
Da mesma forma que a força não trabalha sozinha no Jiu Jitsu, achar que ter as ferramentas corretas irá resolver todos os problemas no trabalho também é um equívoco.
Na arte marcial é preciso contar com racional, lógica e força. No trabalho é preciso contar com as ferramentas certas, o conhecimento e esforço.
Nos dois casos, é preciso ter um ânimo extra e muita força de vontade para dar o seu melhor em busca do melhor resultado possível.
São muitas as lições do Jiu Jitsu que podem ser aplicadas no dia a dia. Essas são só algumas das que achamos as mais importantes e fáceis de serem implementadas.
O que você achou deste conteúdo? Você costuma usar os ensinamentos das artes marciais no seu dia a dia? Conta para a gente!