“O JIU-JITSU que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes” – Hélio Gracie, mestre de Jiu Jitsu e um dos principais difusores da arte suave.
Quando se trata de defesa pessoal, a arte marcial que se destaca é o JIU JITSU. Algumas das razões para isso são as imobilizações praticadas durante as aulas, as chaves e as finalizações.
Quando os irmãos Hélio e Carlos Gracie desenvolveram o Jiu Jitsu Brasileiro, a defesa pessoal era a primeira parte do esporte que o aluno aprendia, muitas vezes, ele ficava até um mês aprendendo a se defender.
O Jiu Jitsu esportivo se distanciou do tradicional em alguns aspectos. Um deles, é a falta de aulas de defesa pessoal em algumas academias. Muitas vezes um atleta é faixa roxa, com diversos títulos e patches no Kimono, mas não sabe se defender de uma agressão na rua.
Defesa pessoal no Jiu Jitsu
Saber imobilizar o oponente em uma situação real de combate é de extrema importância para qualquer pessoa. A defesa pessoal sempre te trará confiança e mais calma para lidar com qualquer situação de confronto em nossas vidas.
Normalmente, as manobras que são utilizadas no jiu jitsu de defesa pessoal que incluem um contato corporal intenso, podem ensinar a derrubar, mobilizar e até mesmo a desacordar de forma momentânea o agressor, o qual pode ser uma pessoa mal-intencionada.
Tudo dentro do princípio de alavancas que diminui as vantagens da diferença de força física e de tamanho de um potencial agressor. O jiu jitsu brasileiro traz autoconfiança ao praticante, garantindo a certeza de que ele estará preparado caso precise se defender.
Curiosidade: Treino de Taparia
Mesmo que à primeira vista possa parecer estranho, o treino de taparia é uma das maneiras mais importantes para que você possa manter uma rotina boa nos seus treinos de jiu jitsu defesa pessoal frente a situações de combate real.
Dessa forma, em uma situação de real agressão, muitas vezes, existe um período de estresse inicial, o qual pode vir com provocações anteriores à ação propriamente dita.
Sendo assim, em duplas, os atletas sempre podem usar os tapas como se fossem socos, em que a ideia principal, no fim, é a de ensinar os alunos a controlarem a distância, agirem com eficiência e reagirem sem receio.
Importância e benefícios para as mulheres
A violência contra as mulheres apresenta números preocupantes no Brasil, casos de abuso das mais diversas formas são frequentes. De acordo com dados do Atlas da violência divulgado pelo IPEA, os números dos últimos 10 anos são preocupantes, registrando um aumento de cerca de 30% em relação ao período anterior.
Infelizmente casos de violência contra as mulheres são comuns, tanto verbalmente quanto fisicamente, um dos dados mais alarmantes que mostra isso foi divulgado pelo Instituto Patrícia Galvão, que mostra que 97% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio no transporte público.
É nesse cenário que a defesa pessoal é uma ferramenta decisiva em uma situação que envolva a violência contra a mulher. A defesa pessoal é recomendável para todas as mulheres e traz ainda a sensação de segurança que alivia inclusive a ansiedade de que ocorram situações de violência.
Com as técnicas do Jiu Jitsu, as mulheres conseguem se desvencilhar, usando o próprio peso e força do adversário contra ele. Assim, em uma situação de defesa pessoal, se livrar de alguém mais forte não será tão difícil.
Como começar a praticar
O Jiu Jitsu Brasileiro é a expertise da FIFTY SCHOOL. Somos uma escola filiada à Equipe Demian Maia de Jiu Jitsu, um dos maiores grapplings da história do UFC, que preza pela cultura da defesa pessoal.
Se você entende que pensar em defesa pessoal é extremamente importante e busca estar preparado para situações indesejáveis que possam acontecer em seu dia a dia, entre em contato e agende uma aula. Não há restrição de idade, e nunca é tarde para começar!