O kickboxing é a arte marcial que combina socos e chutes, incorporando movimentos de outros tipos de luta como boxe e muay thai, e quem o pratica pode gastar até 800 calorias em 50 minutos de treino.
Kickboxing é um esporte que faz parte do grupo das Artes Marciais, com ataques dinâmicos, cotoveladas, joelhadas, chutes e socos, e é uma ótima alternativa para quem busca motivação para a prática de uma atividade física diferente.
Essa modalidade, que se popularizou bastante no Brasil, oferece uma série de benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente.
No Brasil, o MMA é o único esporte que conseguiu alcançar uma exposição na mídia próxima ao futebol. Isso fez com que cada vez mais pessoas buscassem a prática de esportes de combate para se manterem fisicamente ativas, com destaque para as aulas de kickboxing.
O que é Kickboxing e como surgiu
O Kickboxing é uma arte marcial japonesa, cuja as principais técnicas envolvem chutes e socos. É um esporte de combate, e, por mais que se pareça com outras artes marciais, possui regras bastante próprias. Além disso, ele também pode originar competições junto a outras modalidades!
O esporte começou a aparecer quando lutadores de Karatê começaram a explorar novas técnicas, que promoviam mais contato entre os participantes. Nascendo assim, essa modalidade.
Como é praticado
Durante as aulas, o esporte é praticado em grupo ou de forma individual, com o auxílio de um saco de pancadas. Também conta com aquecimento e exercícios que visam melhorar o condicionamento físico.
Apesar de ser bastante intenso, o esporte é indicado para qualquer idade, desde que os limites individuais sejam respeitados. Os treinos e os combates de kickboxing em geral têm gastos calóricos que podem alcançar 600 a 800 calorias em uma aula de 50 minutos.
As aulas dinâmicas e com grande interação entre os alunos facilitam o contato social e o gasto calórico acontece de uma forma divertida.
Benefícios da prática
Assim como qualquer outra atividade física, o Kickboxing promove uma série de benefícios, tanto mentais quanto físicos, e por isso está cada dia mais popular.
Além do emagrecimento, outros benefícios do kickboxing são: melhora da capacidade aeróbica, aumento da força e ganho de massa muscular em membros superiores e inferiores, ganho de flexibilidade e do equilíbrio, aumento da autoestima, resiliência, motivação e disposição para as tarefas do dia a dia. O esporte movimenta todas as partes do corpo, e o ato de chutar, saltar e dar socos durante as aulas ajuda na tonificação dos músculos, o que melhora o aspecto geral do corpo.
Graças aos movimentos rápidos e intensos, as aulas promovem um aumento da flexibilidade corporal. Isso se reflete em benefícios para outros exercícios físicos e até atividades do dia a dia, já que os músculos ficam mais flexíveis e alongados e desenvolvem uma maior amplitude de movimentos.
Com o aumento da frequência cardiorrespiratória promovida pela atividade de alta intensidade, há também uma significativa melhora na circulação sanguínea, que tende a ser maior. Essa atividade exige que o praticante saiba o momento certo para dar socos e chutes, além de alternar entre o lado esquerdo e o direito durante os movimentos, o que exige uma maior coordenação motora.
Com aulas que misturam Artes Marciais e exercícios aeróbicos, a modalidade oferece muita diversão durante os treinos, o que evita a monotonia, isso se torna um incentivo para que as pessoas não desistam do esporte. As artes marciais, incluindo kickboxing, são associadas à melhoria da saúde mental e sentimentos positivos.
À medida que a pessoa vai desenvolvendo suas habilidades com o Kickboxing, dominando a execução dos movimentos e melhorando o nível de condicionamento físico, ela se sente mais confiante com o próprio corpo.
Além disso, o Kickboxing ajuda a melhorar a defesa pessoal. No entanto, é importante destacar que a ideia dessa modalidade não é ensinar a brigar, mas sim o que pode ser feito em casos de ataques.
Por que algumas pessoas tem receio
Apesar destes benefícios, um número grande de pessoas ainda têm receio de praticar kickboxing por medo de se machucar, pois não sabem que é uma atividade segura, com baixo índice de lesões.
O kickboxing praticado com segurança em uma academia com profissionais certificados, é uma ótima alternativa para quem busca emagrecer ou praticar atividades com segurança!
Atletas do kickboxing
Alguns dos nomes mais conhecidos nessa luta são: Bill Wallace, Joel Ewis, e Ed Parker. Já na Europa, se destacam: Ernesto Hoost, Peter Aerts, Semmy Schilt, Andy Souwer e Nieky Holzken.
O Kickboxing é um desporto de combate bastante representativo, e que já foi apropriado em diversas culturas. Ele já se expandiu em vários lugares do mundo, e é tão conhecido quanto o boxe e outras lutas que utilizam socos e/ou chutes.
Diferença entre Kickboxing e Boxe
O boxe é um esporte de contato muito antigo, enquanto o kickboxing é um esporte moderno que evoluiu de várias artes marciais.
No boxe, um competidor só pode usar suas mãos para dar socos no oponente e não pode bater abaixo da cintura. No entanto, no kickboxing pode usar tanto as mãos quanto os pés para acertar o oponente em qualquer parte.
As rodadas de boxe têm duração de 3 minutos, enquanto as rodadas de kickboxing são de 2 minutos. Além disso, o boxe é apenas de um tipo, enquanto existem variações de kickboxing, como o japonês, o americano e o Muay Thai.
Diferença entre Kickboxing e Muay Thai
O Kickboxing costuma contar com quatro pontos de contato para golpes (socos e chutes). O Muay Thai, por sua vez, conta com oito pontos ( socos, chutes, cotovelos e joelhadas). Além disso, antigamente o Kickboxing não permitia chutes nas pernas, algo extremamente comum ao Muay Thai.
O clinch no Kickboxing costuma ser usado como um meio de travar a luta, havendo a possibilidade dos lutadores golpearem uma vez dentro do clinch antes do árbitro reiniciar a luta, dependendo do conjunto de regras vigente.
Já o Muay Thai permite o uso do clinch livremente, possuindo técnicas bastante eficazes para a situação, onde o árbitro deixa a luta correr normalmente, intervindo apenas se perceber que ambos os lutadores estão inativos. O clinch ainda permite aos lutadores o artifícios de rasteiras e arremessos que são totalmente permitidos no Muay Thai, mas não no Kickboxing.
Na FIFTY SCHOOL, utilizamos a terminologia Kickboxing/Muay Thai pois aplicamos o Kickboxing na modalidade K-1. Assim, as aulas combinam as técnicas das duas modalidades, possibilitando ao aluno ter um conhecimento amplo e uma boa base técnica.
Como começar a praticar
Antes de começar a praticar qualquer atividade física é muito importante fazer uma avaliação médica e conhecer o próprio corpo. Ciente de suas limitações e do seu potencial, você pode procurar uma academia que ofereça a modalidade e investigar se os professores são realmente capacitados para ministrar as aulas.
É muito importante ter o acompanhamento de um profissional. Ele ajudará o praticante a corrigir a postura, evitar lesões e motivará os alunos durante os treinos.
A FIFTY SCHOOL conta com um time de profissionais que tem como objetivo retomar os valores e introduzir o aluno ao verdadeiro lifestyle das artes marciais. Além disso, nossa estrutura conta com uma área de mais de 250m² de tatame olímpico destinado ao ensino das artes marciais, dividido em duas amplas salas.
Como vimos, o Kickboxing é um esporte extremamente benéfico para o corpo e para a mente e pode ser praticado por qualquer pessoa! Então, vale a pena agendar pelo Whatsapp um round na FIFTY FIGHT e conhecer essa modalidade incrível!