Você já se perguntou por que o kimono branco é o mais usado? Ou porque em competições só vemos atletas usando kimono branco ou azul? Isso não é uma mera coincidência, existe uma explicação por trás disso.
É claro que quando você entra em loja de artigos esportivos, ou vai assistir um treino em uma academia, vez ou outra acaba por se deparar com kimonos coloridos, como kimono vermelho, amarelo, marrom, cinza, verde, rosa, entre outros. Mas, saiba que as cores oficiais são só a branca e azul!
Antes de nos aprofundarmos nas cores, vamos entender o que é a vestimenta certa para a prática de algumas artes marciais como o jiu jitsu, karatê e judô. Kimono vem do japonês e significa “coisa para vestir”.
No entanto, o nome para a vestimenta correta dessas lutas é “Dogi”, também do japonês, mas que significa “vestimenta utilizada no caminho escolhido”. A roupa completa é formada por: Uwagi (casaco ou paletó), Shitabaki (calça), Obi (faixa) e assim.
Nos tópicos abaixo você entenderá mais sobre as cores dos kimonos e outros elementos da vestimenta, como por exemplo, as faixas usadas pelos praticantes. Então, continue lendo até o final para não perder nenhuma curiosidade!
As cores dos kimonos
O kimono branco é o mais tradicional, sendo o primeiro a ser usado na história das lutas marciais e o preferido da grande maioria dos atletas.
Assim como quase tudo que vem da cultura oriental, a escolha da cor branca tem forte ligação com o simbolismo e a espiritualidade. A cor branca, no Japão, representa “pureza” e a “verdade”.
Outro ponto crucial para a exigência de uma vestimenta padrão é a sensação de igualdade e pertencimento que um grupo uniformizado passa. Assim, se todos estão com a mesma roupa, logo, todos são iguais.
O kimono azul, por outro lado, não tem um significado tão profundo assim. Na realidade, ele foi inserido apenas para facilitar nas competições. Falaremos mais sobre isso no decorrer do conteúdo.
Como já mencionado, existem sim outras cores de kimono além das oficiais e elas até podem ser utilizadas em academias quando não há restrição quanto à vestimenta. No entanto, se a cor, ou até mesmo personalização, do kimono fugir muito do tradicional, alguns valores e ensinamentos podem se perder no caminho.
Acabamos de falar que a ideia de todos vestidos igualmente passa a sensação de pertencimento e de igualdade. Se começar a fugir muito do tradicional, algumas pessoas podem levar para o tatame seus ideais e personalidade.
Isso pode causar distração e até mesmo gerar alguns problemas. Sendo assim, se o local que você treina não tem regras quanto a vestimenta, pelo menos tenha bom senso e não fuja tanto da discrição habitual.
Entendendo as faixas
Algumas artes marciais contam, em sua vestimenta oficial, com uma faixa. Essa faixa, no caso do karatê, jiu jitsu e judô, deve ficar amarrada, da forma correta, na cintura do atleta.
As faixas no jiu jitsu são nas cores branca; amarela; laranja; verde; azul; roxa; marrom e preta, respectivamente. Elas servem para mostrar o nível de conhecimento que aquele atleta tem sobre aquele esporte.
Também funcionam como forma de demonstrar a hierarquia do esporte. As faixas mais baixas precisam sempre mostrar respeito para as faixas mais elevadas.
O nó da faixa também é extremamente importante e conta com simbolismo. Por isso, é fundamental fazer a amarração correta. O nó representa a fé do atleta.
Sendo assim, ao usar a faixa com a amarração errada, ou em qualquer outra parte do corpo que não seja a cintura, a pessoa estará faltando com respeito ao esporte, seus ensinamentos e a todos aqueles que o praticam.
Kimono branco e de outras cores em competições
Como já falamos neste texto, o kimono branco é o tradicional e oficial. Por muito tempo, ele foi o único usado. No entanto, quando as artes marciais passaram a fazer parte dos jogos olímpicos, ficou um pouco difícil para os árbitros distinguir um atleta do outro.
Até então, para diferenciar um competidor do outro, era usado uma faixa na cor vermelha amarrada por cima da faixa oficial e que faz parte do kimono. Contudo, por conta dos movimentos executados nas lutas, a visualização da faixa vermelha era difícil.
Assim, foi implementado o kimono azul. A cor azul é oficial para as competições, sendo ela e a branca as únicas aceitas nas competições. Se um atleta aparecer em uma competição com um kimono de outra cor, ele será desclassificado.
Então, por que o kimono branco na graduação?
Se levarmos em conta que o kimono branco é o padrão, já entendemos o motivo dele ser o escolhido para usar nas graduações das artes marciais. Mas, como vimos, kimonos de outras cores podem ser usados nos treinos.
No entanto, a graduação é um momento muito esperado pelos atletas, além de ser um momento especial e que exige muito respeito de todos os envolvidos.
Por isso, para demonstrar todo o respeito que as artes marciais merecem e a seriedade da situação, o kimono usado para essa ocasião é sempre o branco.