É de conhecimento geral que os exercícios físicos trazem diversos benefícios para quem os pratica. No entanto, o que não é muito falado, é que os benefícios vão muito além do físico e do emocional. Existem lições do Jiu Jitsu que devem ser levadas para toda a vida.
Fortalecimento físico e mental, autoconfiança, respeito, disciplina e habilidades sociais são pontos muito bem desenvolvidos por quem pratica algum esporte, em especial as artes marciais.
Para algumas pessoas, a arte marcial ainda é sinônimo de luta e violência. Mas, isso é um equívoco. A maioria das artes marciais são, na verdade, formas da pessoa se proteger sem precisar fazer uso da violência.
Além disso, elas proporcionam lições que devem ser levadas e aplicadas fora do tatame. Confira algumas dessas lições nos tópicos a seguir.
As 10 maiores lições do Jiu Jitsu
Separamos, nos tópicos a seguir, 10 das maiores lições do Jiu Jitsu. Muito além de condicionamento físico, habilidades motoras e controle de força, você vai ver que o esporte pode ser aplicado em diferentes situações da vida.
1. Igualdade
Dentro do tatame é ensinado que todos são iguais. Ali, ninguém é melhor que ninguém. As características únicas de cada pessoa devem ser respeitadas e usadas como forma de aprimoramento.
O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso. Tanto o sucesso individual, quanto o do grupo como um todo.
2. Força não é tudo
No Jiu Jitsu o oponente que aparenta ser mais fraco pode facilmente derrotar o mais forte. Isso porque a força bruta não é a resposta para tudo. É preciso ter técnica, pensamento analítico, estratégia e agilidade.
3. Aprender a perder
Com relação ao tópico anterior, nem sempre você vai ganhar. Não importa o quão preparado você estava, ou quão forte você é, às vezes, a vida vai te derrubar.
Saber lidar com a perda é um dos ensinamentos do Jiu Jitsu e esse ensinamento deve ser exercitado fora do tatame.
4. Superação
Superar seus medos, barreiras – sejam elas físicas ou mentais -, traumas e qualquer tipo de sentimento que o mantinha bloqueado, também faz parte dos ensinamentos das artes marciais.
É através da superação que o praticante encontra forças para continuar.
5. Tamanho não é documento
Da mesma forma que o mais fraco pode ganhar a luta nos tatames, o mais baixo também pode ser o destaque. Assim, aprendemos que julgar alguém por sua aparência não vale de nada e está fora de cogitação.
6. Controle mental
A mente pode ser uma aliada ou uma vilã. Tudo vai depender do controle que a pessoa tem. Tanto dentro quanto fora do tatame, se a pessoa tiver um ego elevado, pode tornar-se arrogante.
Caso a pessoa não tenha confiança em si mesmo, pode acabar fugindo de desafios e ficando para trás.
7. Lidando com a pressão
Como já citado em tópicos anteriores, a força não é a resposta para tudo. Por isso, é preciso saber lidar com a pressão para identificar a melhor maneira de sair de uma situação difícil.
Isso vale tanto para a luta, quanto para alguma situação da vida. Seja no trabalho, ou em problemas pessoais.
8. Respirar é fundamental
Às vezes, tudo o que precisamos é respirar fundo e nos afastarmos para enxergar melhor a situação. Aprender técnicas de controle de respiração ajuda em muitos momentos.
Respirar fundo ajuda a manter a calma, ajuda no metabolismo e também ajuda a ver as coisas com mais clareza.
9. Diversidade
É através da diversidade que o aprendizado aumenta. São pessoas de todos os tipos, raças, credos, tamanhos. E cada uma delas apresenta habilidades, características, dons e técnicas diferentes.
Aprender a valorizar e usufruir de todas essas diferenças é fundamental para um bom crescimento pessoal e profissional.
10. Aprendizado constante
Assim como nas artes marciais, onde sempre aparece alguma nova modalidade ou técnica, para se destacar na vida também é necessário estar sempre aprendendo. Busque cursos, workshops e faça networking que promova seu crescimento.
Seja um Fighter
Na Fifty Fight, além do Jiu Jitsu, você tem a possibilidade de fazer aulas de Kickboxing/Muay Thai, Capoeira, Boxe, No-Gi e Wrestling. E para os mais novos, ainda tem aulas de Karatê kids e juvenil.
Além dessas aulas mais tradicionais, a Fifty conta com a Fifty Class, uma aula que combina o treinamento funcional com movimentos de lutas de modalidades STRIKE (Boxe, Kickboxing, Muay Thai).
Em um treino composto de um circuito com duração de 50 minutos onde o aluno progride de estação/steps no decorrer das aulas. Essa aula é feita em uma sala com ambientação personalizada, de modo que o aluno se desconecte totalmente do mundo exterior.
Confira a grade de horário das aulas e aproveite para agendar uma aula experimental! É só entrar em contato com a equipe!