O treinamento funcional é uma prática que já existe há um bom tempo. No entanto, passou a ganhar mais adeptos recentemente. Esse tipo de treino surgiu como forma de reabilitação física e era usado por fisioterapeutas.
Com o tempo, a técnica passou por algumas mudanças, e hoje conta com exercícios desenvolvidos para outros fins, além daqueles aplicados na fisioterapia. As pessoas começaram a perceber que os benefícios desse treino iam além da reabilitação física.
Por isso, passaram a adaptá-lo para ser praticado por pessoas que não estavam em processo de reabilitação. Com isso, o treino funcional conquistou as pessoas pela sua capacidade de melhorar o condicionamento físico.
Neste texto explicamos melhor o que é esse treino, quais exercícios fazem parte dele, quem pode ou não praticar e os benefícios da prática. Então, se você quer melhorar sua qualidade de vida e condicionamento, continue com a leitura até o final e saiba como!
O que é treinamento funcional?
O treinamento funcional é a combinação de exercícios de baixo impacto, que não exigem o uso de pesos extras ou aparelhos específicos. Neste tipo de treino, o único peso usado é o do próprio corpo da pessoa.
Os exercícios são dinâmicos e fazem com que todos os músculos do corpo funcionem de uma só vez. O treino funcional faz com que o corpo, a mente e a concentração trabalhem em conjunto, com o objetivo de potencializar e transformar a capacidade das pessoas em realizar atividades diárias.
Os exercícios que compõem o treinamento funcional fazem com que sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, entre outros, sejam trabalhados simultaneamente. Também é importante deixar claro que os exercícios são adaptados de acordo com a idade e limitações físicas das pessoas.
Tipos e exercícios do treinamento funcional
Apesar de contar com exercícios de baixo impacto, o treino funcional pode ser dividido em duas categorias. Sendo elas: de baixa intensidade e de alta intensidade.
O treino de baixa intensidade é voltado para idosos ou pessoas de todas as idades que apenas querem manter uma boa saúde. O foco desse treino é melhorar a resistência, agilidade, equilíbrio, entre outros.
Já o treino de alta intensidade é voltado para quem realmente quer aprimorar e aperfeiçoar a preparação física.
Como mencionado anteriormente, neste mesmo conteúdo, os exercícios do treinamento funcional podem variar. No entanto, existem alguns que são comumente praticados, sendo eles:
- Agachamento: esse é, sem dúvidas, um dos exercícios mais conhecidos e praticados. Serve para fortalecer os membros inferiores e não requer pesos extras. A quantidade de repetições muda de acordo com a indicação de um profissional responsável pelo treino;
- Abdominal: este exercício também é muito conhecido. Existem algumas variações deles, como por exemplo, pode ser lateral, supra ou inferior. O foco é trabalhar o abdômen de forma isolada;
- Prancha: a prancha trabalha todo o corpo, além de garantir estabilidade do ombro e os músculos da região abdominal, lombar e pélvica. Também é ótima para fortalecer a coluna;
- Polichinelos: outro exercício que trabalha todo o corpo. Serve para perder peso e definir os músculos;
- Burpee: é um dos exercícios funcionais com maior impacto. Trabalha diversas partes do corpo, como também a cardiorrespiratória e favorece o gasto calórico.
Para quem é indicado
O treinamento funcional é indicado para pessoas de todas as idades. Os treinos podem ter duração de 30 a 45 minutos e devem ser adaptados, como já mencionamos. Dependendo da idade, e do objetivo da pessoa, ele pode ser de baixa ou alta intensidade.
O importante é sempre lembrar que todo e qualquer tipo de treino e exercício, inclusive o treino funcional, deve ser indicado e acompanhado de um profissional qualificado.
Benefícios do treinamento funcional
O treinamento funcional oferece diversos benefícios para quem o pratica. Inclusive, melhora a mobilidade, fortalece os ossos e ainda contribui para a manutenção do peso. Assim como outros exercícios, o funcional também é ótimo no controle do estresse e da ansiedade.
Também é ótimo para a memória muscular. Quanto mais executamos um movimento, mais fácil fica para nosso corpo repeti-lo. E, no funcional, muitos exercícios são voltados para o melhor desempenho de ações cotidianas, como agachar ou levantar de uma cadeira, por exemplo.
O treino funcional é ótimo para pessoas iniciantes no mundo dos exercícios físicos, assim como também é muito indicado para pessoas com alguma limitação física.
Esse tipo de treino também é uma excelente opção para pessoas que sofrem de dores no corpo, como dores nas costas, joelhos, pescoços, entre outros.
Agende sua FIFTY CLASS
Agora que você já sabe o que é e os benefícios do treinamento funcional, que tal agendar sua FIFTY CLASS aqui na Fifty Fight?
A FIFTY CLASS é uma experiência completa que combina o treinamento funcional com movimentos de lutas de modalidades como o Boxe, Kickboxing, Muay Thai, entre outros. Os treinos da Fifty são estruturados para oferecer intensidade e ao mesmo tempo preservar o aluno! Tudo isso em 50 minutos e numa sala incrível, com muita música, iluminação e agito.
Agende sua aula experimental com nosso dream team!