Todo atleta, ou praticante de alguma luta, sonha um dia participar de um campeonato da sua modalidade. Com os jiujiteiros não é diferente! Porém, muitas pessoas não sabem o que esperar da sua primeira competição e deixam o medo do desconhecido vencer e desistem de participar.
Para acalmar os corações aflitos e incentivar nossos atletas a participarem dos campeonatos, preparamos esse conteúdo com dicas para se preparar para uma competição de Jiu Jitsu.
Esperamos que este post ajude a mostrar que um campeonato de Jiu Jitsu não é um bicho de sete cabeças, como muitos acreditam. E dessa forma, mais e mais FIGHTERS entrem nessas competições tão importantes para o desenvolvimento do atleta.
Então, se você planeja competir, leia este conteúdo até o final para não perder nenhuma dica!
Dicas de preparação para uma competição de Jiu Jitsu
Qualquer experiência nova que enfrentamos na vida pode parecer assustadora no início, mas basta dar o primeiro passo para perceber que não é tão difícil assim. O mesmo vale para quando um atleta vai enfrentar o seu primeiro campeonato de Jiu Jitsu.
Essas competições são divididas em categorias, como por exemplo, idade, peso, faixa. Isso já ajuda a tranquilizar o atleta, visto que assim ele sabe se irá lutar com pessoas do mesmo nível que ele.
Mas, para ficar ainda mais tranquilo, basta seguir as dicas que separamos nos tópicos abaixo. Confira!
Planejamento
Uma competição de Jiu Jitsu, ou qualquer outra modalidade, envolve muita burocracia. Por isso, não tem como decidir competir faltando pouco tempo para o campeonato.
Assim que se sentir preparado para competir, verbalize essa vontade para seu mestre e junto dele, busque por campeonatos mais distantes.
Dessa forma, vocês dois terão tempo para se planejarem e montarem treinos que façam sentido para os objetivos que você deseja alcançar.
Foque nos treinos
A disciplina do atleta que participa de competições deve ser ainda mais alta. Isso porque, a carga de treinos deve ficar mais intensa e longa. Os treinos pré competição servem para aprimorar a técnica e rever movimentos e golpes que não estão sendo executados de maneira correta.
O mestre também pode reservar alguns treinos para simular o combate que irá acontecer na competição. Dessa forma, o atleta sabe o que esperar.
Saiba seu estilo
Todo atleta, depois de algum tempo praticando a luta, encontra o seu estilo único de lutar. Entender de fato esse estilo e aprimorar a técnica, pode ser um ótimo diferencial na hora do combate, visto que o adversário não conhece o estilo do oponente.
Atente-se às regras
Apesar da maioria dos campeonatos de Jiu Jitsu terem como base as regras do CBJJ, vale lembrar que cada competição tem suas próprias regras. Por isso, é fundamental que o atleta leia atentamente o edital do campeonato que deseja participar.
Cuide dos equipamentos e kimono
O kimono deve estar dentro das regras do campeonato, por isso é importante ler o edital com atenção. Também é fundamental que o atleta leve mais de um kimono para a competição de Jiu Jitsu, visto que qualquer erro com a vestimenta pode eliminar o competidor.
Confira todos os equipamentos, protetores, faixas e kimonos antes de sair de casa. Se atente também às cores permitidas para kimonos em competições.
Alimentação
A alimentação é um assunto importante, tanto antes da competição, quanto no dia! Nos dias que antecedem o campeonato, é importante maneirar nos doces, frituras, lanches gordurosos.
E no dia da competição, é recomendado levar alguns lanches leves e práticos para o local onde será a luta. Opções recomendadas são paçocas, doces de amendoim, mel, frutas, sanduíches naturais, isotônicos e água!
Documentos
Como já citado anteriormente neste conteúdo, a competição de Jiu Jitsu é bastante burocrática. Sendo assim, é óbvio que a organização irá exigir documentos do atleta para comprovar que é ele mesmo o inscrito. Não esqueça de levar documentos atualizados e válidos!
Comece com competição de Jiu Jitsu menor
É claro que todo atleta sonha em participar de grandes competições renomadas. Mas, se você está começando nesse universo de campeonatos, o recomendado é começar por competições menores.
Começando em competições menores, você tem a oportunidade de ir conhecendo o clima de um campeonato, entende melhor como seu corpo e sua mente respondem à pressão do momento e consegue se preparar melhor para competições maiores no futuro.
Aqui na FIFTY FIGHT, começamos em 2023 os nossos campeonatos internos, o FIFTY STARS, para os alunos colocarem em prática todos os ensinamentos das aulas.
Atenção para o grande dia
Chegou o grande dia da competição de Jiu Jitsu, e agora?! Agora é hora de respirar fundo e lembrar de toda a dedicação que foi colocada nos treinos para esse dia. É importante estar descansado e bem alimentado.
Lembre-se que é apenas a primeira competição, é momento de observar e absorver o que acontece ao redor para voltar ainda melhor para os outros campeonatos.
Esperamos que essas dicas possam ter tranquilizado todos os competidores de primeira viagem!