Muito mais que uma luta, a Capoeira é uma forte forma de representar a cultura afro-brasileira. Com uma mistura de dança, música e luta, a capoeira pode ser considerada esporte, arte e saúde.
Mesmo após décadas desde sua criação, e novas variantes surgindo, a capoeira nunca perdeu sua essência. Até hoje, fica nítido suas raízes vindas dos povos escravizados.
Justamente por suas raízes de povos negros, africanos e escravizados, a capoeira sofreu muito preconceito. De 1890 a 1937 a capoeira era proibida e considerada crime, de acordo com o Art. 402 do Código Penal da República dos Estados Unidos do Brasil, no decreto número 847, de 11 de outubro de 1890.
Para saber mais sobre essa modalidade rica culturalmente, e que até hoje divide opiniões sobre o que de fato é, continue com a leitura até o final!
O que é capoeira e sua história
Muitas pessoas não enxergam a capoeira apenas como uma luta, mas sim como uma expressão cultural afro-brasileira, como citado anteriormente na introdução deste conteúdo.
A origem da capoeira também é incerta, mas acredita-se que tem relação com os povos escravizados no Brasil. Como eram proibidos de praticar qualquer tipo de luta, criaram a capoeira e a disfarçaram com dança e música.
Acredita-se que o nome “capoeira” vem da palavra em tupi kapu’era, que significa “o que foi mata”. Fazendo alusão a “mato ralo”, característica dos locais que serviam de rota de fuga para muitos escravizados.
Como falado no começo do texto, a capoeira enfrentou muito preconceito, chegando até a ser proibida. Foi só em 1937 que passou a ser liberada. Para se ter ideia, foi só em 1972 que a capoeira passou a ser considerada modalidade esportiva pelo Ministério da Educação e Cultura.
Tipos de capoeiras
Com o passar dos anos, novas formas de capoeira foram surgindo. Todas, é claro, sem perder a essência e característica da luta original, mas com pequenas mudanças. Os tipos de capoeira são:
- Angola: a mais parecida com a original. Tem forte ligação com o Candomblé e os rituais afro-brasileiros. Exige mais da malícia do participante, visto que não conta com movimentos muito rápidos. O Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) foi o responsável por manter essa modalidade viva, criando em 1941 o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA).
- Regional: foi a modalidade responsável por tirar a capoeira da visão de algo “marginal”, na década de 1930. Seu principal mestre foi o Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado), criador da primeira academia de capoeira do Brasil, o Centro de Cultura Física e Capoeira Regional da Bahia. Essa modalidade conta com mais golpes e movimentos rápidos.
- Contemporânea: criado na década de 1970, é a modalidade mais conhecida da capoeira. Nela, a capoeira Angola e Regional são misturadas com ainda mais movimentos e saltos. Serviu também como forma de “espetáculo”, de modo que ajudou ainda mais na “desmarginalização” do esporte.
Apesar de existir diferentes tipos de capoeira, algumas coisas são presentes em todos eles. Como, por exemplo, a música, a roda, os instrumentos musicais e alguns golpes.
Benefícios da capoeira
São diversos os benefícios que a capoeira oferece para aqueles que a praticam. Muito usada em projetos sociais, a capoeira é inclusiva, desde crianças até idosos podem praticá-la, independentemente de estatura, cor, raça e classe social.
É uma prática que só pode ser realizada em grupo, assim, explora a socialização de pessoas. Todo o processo é pensando em grupo, nunca de forma individual.
Por ser rica em cultura e envolver música, dança e companheirismo, quem pratica capoeira aprende muito mais que um esporte. O aprendizado é múltiplo.
A atividade também ajuda a aliviar o estresse, além de ser uma atividade de promover exercício físico para todo o corpo. Na capoeira, mente e corpo estão sempre alinhados e em atividade!!
Como e onde praticar
A Fifty Fight, escola de artes marciais, que tem como objetivo retomar os valores e introduzir o aluno ao verdadeiro lifestyle das artes marciais, oferece aulas de Capoeira. Para saber como se tornar um Fighter e capoeirista, entre em contato com a equipe.
Os alunos da Fifty têm contato direto com valores como respeito, honra, persistência, equilíbrio, autoconhecimento, concentração, superação e disciplina, entre muitos outros. É a arte marcial sendo passada na sua mais pura essência.