Quando pensamos em uma modalidade de luta que ganhou muita força, adeptos e apreciadores de maneira rápida ao redor de todo o mundo, logo pensamos em MMA. É verdade que, pelo menos no Brasil, logo que esse esporte de combate surgiu, ainda havia um certo preconceito sobre ele.
Algumas pessoas enxergavam o MMA como algo muito violento e sem um propósito além da “troca de socos”. Mas a verdade não é bem essa! Neste conteúdo explicamos melhor o que é, quais outras lutas fazem parte dessa, as regras, a origem e mais!
Então, continue com a leitura até o final para não restar dúvidas!
O que é MMA?
MMA é a sigla em inglês para Mixed Martial Arts, ou em tradução livre, Artes Marciais Mistas. Como o próprio nome indica, é uma mistura de diferentes modalidades de artes marciais. Essa mistura de lutas é oficial e conta com suas próprias regras.
Logo que a artes marciais mistas surgiu, os combates eram na verdade feitos entre lutadores e competidores de diferentes modalidades. Ou seja, um lutador de jiu jitsu podia lutar contra um boxeador, por exemplo.
Tanto é, que um dos maiores nomes das primeiras lutas da “era moderna” dessa modalidade é o brasileiro Royce Gracie, importante lutador de jiu jitsu.
Também é importante ressaltar que nos primeiros combates quase não existiam regras e muito menos equipamentos de segurança. Por conta disso, essas lutas ficaram conhecidas como “vale tudo”, o que originou o nome da principal competição de MMA, o UFC (Ultimate Fighting Championship).
Hoje em dia existem competidores profissionais de MMA. Esses lutadores treinam em academias específicas dessa modalidade. Ou seja, aprendem um pouco de cada tipo de luta existente, mas em um único lugar.
Muitas pessoas gostam das artes marciais mistas por ela ser o tipo de luta que mais se assemelha a um combate real.
Modalidades usadas no MMA
Como já mencionado, muitas técnicas de diferentes tipos de lutas são usadas no MMA. Como, por exemplo, a habilidade de usar os punhos nas lutas, técnica usada no boxe. Ou ainda as técnicas do jiu jitsu brasileiro, em que não importa se o oponente é maior ou mais forte, qualquer um tem chances reais de vencer a luta.
Ou então a enfatização nas quedas, muito usada no judô. A combinação de socos e chutes usada no kickboxing também é muito explorada no MMA. Os chutes mais sofisticados do taekwondo são implementados nas artes marciais mistas.
Outras modalidades como karatê, wrestling e kung fu têm suas técnicas usadas no MMA.
Conheça as regras do MMA
Apesar de as regras poderem mudar de um país para o outro, ou de uma organização para outra, nos anos 2000 a estrutura das Regras Unificadas de MMA foi proposta e aceita por diversas comissões técnicas. E, em 2009 ela foi adotada por unanimidade.
Mesmo sendo um esporte de combate que permite muitas técnicas diferentes, existem alguns golpes e ações que são estritamente proibidos por serem considerados muito perigosos. São eles:
- Morder ou cuspir;
- Cabecear o adversário;
- Dar golpes nos olhos;
- Chutes e joelhadas na cabeça de oponentes caídos;
- Puxar cabelo;
- Ataques direcionados na virilha;
- Golpear a parte de trás da cabeça;
- Arremessar o oponente para fora do ringue.
Também existem regras quanto ao comportamento. Por exemplo, não é permitido usar linguajar abusivo na área da luta, não respeitar o juiz do combate, atacar o oponente enquanto estão no intervalo ou enquanto este recebe atendimento médico, entre outros.
A quebra dessas regras podem resultar em punições. No entanto, essas punições podem variar de acordo com seu grau de perigo. Em alguns casos, o competidor tem um ponto deduzido de sua pontuação geral. Em outros casos, o lutador pode ser desclassificado.
Fundamentos básicos da modalidade
De forma resumida, o MMA conta com três pilares para um aprendizado efetivo. Esses pilares são fundamentos básicos das lutas incorporadas nessas modalidades.
A luta em pé é um desses pilares. Neste caso o foco é em poder atacar o oponente com chutes e socos. O segundo pilar é o de queda e projeção, ou seja, lutas que o foco é derrubar o adversário.
E, por último, mas não menos importante, está a luta “agarrada”. Aqui, é importante que o lutador tenha vantagem sobre o componente quando a luta está no chão.
Quando um lutador domina pelo menos uma técnica de cada um desses pilares, ele está um passo mais perto de se tornar um excelente lutador de MMA.
Pratique MMA na Fifty Fight
Depois de entender mais sobre essa modalidade, ficou com vontade de praticá-la? Então, se liga nessa novidade: o MMA vai entrar para a grade de modalidades da Fifty!
Você não vai perder a chance de treinar com lutadores profissionais e que já treinaram campeões da modalidade, certo? Fique de olho nas nossas redes sociais ou converse com o nosso dream team para saber mais dessa novidade.