Dentre de todos os diversos tipos de lutas que existem, o wrestling é com certeza um dos que mais chamam atenção das pessoas. Isso acontece tanto pela roupa característica que os lutadores precisam usar, quanto pela forma que a luta é executada.
Esse tipo de luta possui duas modalidades. Algumas pessoas até consideram essas modalidades completamente opostas uma das outras. Enquanto uma praticamente segue uma coreografia, a outra é cercada de regras a serem seguidas.
Neste conteúdo vamos falar mais sobre essa luta, sua história, seu caminho nas Olimpíadas e explicar cada uma de suas modalidades. Então, se você tem curiosidade sobre o wrestling e gostaria de praticá-lo, continue com a leitura deste post até o final e fique por dentro do assunto! Além, claro, de saber onde você pode praticar o espero em Sorocaba.
O que é wrestling luta?
De acordo com a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), o wrestling é um dos esportes mais antigos que se tem notícia. Apesar de ser muito difícil saber a história completa sobre o ano e como a luta foi criada, acredita-se que ela exista desde o período Micênico da Grécia Antiga.
Isso porque, já foram encontrados registros e pinturas datados de 2000 a.C. de homens lutando, sem arma alguma, executando movimentos parecidos com os usados hoje em dia nesse tipo de luta.
Nos primórdios dessa modalidade de luta, contar com a força física e com rápido raciocínio estratégico eram essenciais para que o lutador fosse bem sucedido na luta. Apesar de ser uma das modalidades mais antigas e nunca ter parado de existir, o wrestling passou por algumas mudanças no decorrer dos anos.
Assim como na maioria dos outros esportes, principalmente os de luta, por muito tempo o wrestling era praticado somente por homens. As mulheres tiveram sua estreia em competição oficial somente em 2004.
Wrestling olímpico
O wrestling olímpico pode ser dividido em duas categorias, sendo elas greco-romano e livre. Há ainda pessoas que consideram três categorias, pois separam o wrestling feminino das demais, mesmo que a luta feminina siga as mesmas regras da luta livre masculina.
Independentemente da categoria, o objetivo da luta é sempre o mesmo: imobilizar o oponente com as costas para o solo. Ou seja, a luta acaba quando algum dos lutadores consegue derrubar o outro, fazendo com que as costas ou ombro do oponente encostem no chão por algum tempo.
Caso o tempo limite para a luta seja atingido antes que algum atleta consiga aplicar o golpe que irá imobilizar o oponente, o ganhador será decidido com base na pontuação acumulada durante os dois rounds com duração de três minutos cada.
Isso é chamado de “vitória por superioridade de técnica”. Na luta greco-romana a pontuação máxima é 8. Já na luta livre, são 10 pontos.
Em todas as categorias citadas neste tópico, é totalmente proibido aplicar golpes contra as articulações dos oponentes. Outro movimento proibido é a pegada no pescoço com as duas mãos. Na luta greco-romana os golpes e as defesas só podem ser feitos com os braços e tronco dos atletas.
Já as categorias de luta livre masculina e feminina permitem o uso de pernas, braços e tronco para atacar e se defender. A diferença entre o feminino para o masculino é a proibição de pegadas no cabelo e golpes na altura dos seios.
Wrestling profissional
O wrestling olímpico é o esporte em sua essência, por assim dizer. Já o wrestling profissional é uma forma de entretenimento baseada na luta livre.
No profissional, a luta é ensaiada, ela segue uma coreografia e os lutadores já sabem quais serão os movimentos executados. Por ser algo muito dramatizado, feito realmente para entreter, as regras dessa modalidade podem variar de acordo com quem está promovendo o evento.
No entanto, mesmo que seja algo combinado e ensaiado, as lutas de wrestling profissional são marcadas por muita força, violência e brutalidade.
Wrestling nas Olimpíadas
O wrestling estreou nos Jogos Olímpicos em 704 a.C e nessa época, não havia limite de tempo para encerrar as lutas, como também não havia vitória por superioridade de técnica. A luta realmente só acabava quando o oponente encostava as costas no chão. E existia uma separação de competidores por faixa etária.
A luta esteve em todas as edições dos Jogos desde a sua estreia até o final do Jogos Olímpicos da Antiguidade, que foram extintos em 393 d.C por ordem do Imperador Teodósio. No entanto, a luta se espalhou rapidamente pelo mundo.
E, em 1896, por ordem do Barão de Coubertin, os Jogos Olímpicos voltaram e ficaram conhecidos como “a era moderna” dos Jogos. A seguinte edição da era moderna não contou com o wrestling. Mas, na edição seguinte, em 1904, o esporte voltou a fazer parte.
Contudo, na edição de 1904, que ocorreu em Saint Louis, a única categoria foi a luta livre masculina. E esta só contou com atletas norte americanos. Foi só em 1908 que tanto a luta livre quanto a luta greco romana passaram a ser disputadas nos Jogos Olímpicos, e seguem até hoje.
As categorias por peso foram alterando conforme os anos. Em 1972, cada estilo de luta tinha 10 divisões. Em 2000, o número caiu para 8 divisões. Em 2004, ano em que as mulheres finalmente puderam competir, o número de divisões para homens era 7 e para mulheres, 4.
Somente na edição do Rio de Janeiro, em 2016, as divisões foram iguais para ambos os grupos, sendo 6 para cada.
Curiosidades sobre a modalidade
Essa modalidade de luta conta com muitas curiosidades. Por exemplo, no século XVIII, as tropas de Napoleão Bonaparte eram obrigadas a saberem lutar wrestling.
A roupa usada pelos competidores também chama atenção. É usado uma espécie de macacão curto, sem mangas, feito de malha olímpica, acompanhado de uma sapatilha com sola de borracha. A categoria de luta greco-romana só pode ser praticada por homens.
Em 2013 o Comissão Executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) queria que a luta livre não fosse mais configurada como um esporte olímpico, com a última participação da modalidade sendo nos Jogos Olímpicos do Japão em 2020 (que ocorreu em 2021 por conta da pandemia de covid-19).
No entanto, o caso mobilizou muitos atletas do mundo das lutas, inclusive do UFC, e o COI voltou atrás com essa medida e o esporte continua nas Olímpiadas.
Onde praticar Wrestling em Sorocaba
A Fifty Fight conta com uma área de mais de 250m² de tatame olímpico destinado ao ensino das artes marciais, dividido em duas amplas salas. E, a boa notícia dos últimos meses é que o wrestling voltou para a grade horária da escola!
Agora, quem se interessa por essa modalidade pode ter todo o conforto e suporte de uma escola com estrutura profissional. Além de contar com o vasto conhecimento de professores especialistas e muito experientes.
Entre em contato com nosso dream team para saber mais sobre as aulas de wrestling e venha lutar contra seus limites!